Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Soma (Circo + Rádio) = Televisão

Quando a TV surgiu em 1950 com a TV Tupi de Chateubriand, não havia ainda toda a criatividade para criar programas próprios para o veículo. Logo, a solução mais inteligente foi trazer os temas do rádio, veículo mais popular da época, e para sobressaltar a maior qualidade da Televisão , a imagem, usou-se das técnicas do grande show do Circo.
Até hoje a Televisão Brasileira ainda herda esses aspectos. O Programa Silvio Santos é a melhor descrição disso, o locutor de rádio com sua bela voz, o show de humor com suas apresentações coloridas e um auditório animado.
Em 1965 surge a TV Globo que personaliza o modo de se fazer Televisão no Brasil. Grandes recursos técnicos, qualidade artística e muita criatividade. Eis que surge o grande segredo de uma boa televisão, a Grade de Programação.
A TV Globo distribui seu sinal em rede, cumprindo rigorosamente o horário marcado de suas atrações. O telespectador brasileiro, que vive em uma ditadura militar, onde seu país é um quartel e tínhamos horário para tudo, a TV que cumpre horários e traz os programas preferidos do público no momento ideal, depois do jantar, só podia ser um sucesso.
Após que a TV Globo conquistou o público, pode-se inovar, logo vieram as revistas eletrônicas, clipes musicais, esportes, programas infantis e claro, a novela que aos poucos deixou de ser um dramalhão mexicano para ter a cara do brasileiro.
Como disse ainda temos referências do circo como Domingão do Faustão e do rádio jornalístico como o Globo Notícia, quem se pensarmos lembra o saudoso Repórter Esso.
A Televisão ainda é o veículo rico de informações e que satisfaz grande parte das necessidades dos brasileiros, tanto na informação quanto no entretenimento. A televisão, não morre com o aumento da Internet, ela se complementa, assim como um dia complementou o rádio e o circo. A Comunicação e seus meios vivem em círculo a morte de um é a morte de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário